terça-feira, 17 de abril de 2012

Alimentação na Grécia Antiga

Para os gregos a oliveira era uma árvore muito valiosa, o ólio que retiravam das oliveiras er utilizado para cozinhar, fazer cosméticos ou até para usar em lâmpadas. Eles consumiam as azeitonas ou até as esmagavam para fabricar azeite.
Os gregos consumiam nas refeições pão, queijo, frutas e vinho, no jantar eles preparavam um mingau de cevada e comiam com queijo, peixe, ovos, frutas e legumes. As vezes isto era aconpanhado com nozes, bolos e figos adoçados com mel.

As pessoas que podiam consumir carne eram os ricos, como lebres, javalis selvagens e veados, também frutos do mar. Enquanto os ricos comiam em suas casas os pobres e os escravos comiam em público.



Fonte: Texto de aula

Como os antigos grogos se vestiam

Na Grécia, as mulheres vestiam uma longa túnica de algodão ou de linho, por cima da túnica elas usavam um manto, conhecido como himation, que no verão eram fino e no inverno espesso. Quanto aos jovens usavam as túnicas mais curtas, os escrevos as vezes usavam apenas uma faixa ( uma espécie de tanga ). A maioria das pessoas andavam descalças, mas muitos também usavam sandálias feitas de couro ou botas para equitação.
O uso de chapéus de abas largas era muito comum entre os homen se mulheres daquela época. Eles usavam muitas jóias, na maioria das vezes, quando morriam, as pessoas eram enterradas com suas jóias.

Fonte: Texto de aula





Educação dos Antigos Gregos

Na maior parte das escolas gregas, havia apenas vinte alunos em cada sala de aula. Que aprendiam leitura, astronomia, escrita, aritmética, música, poesia, lutas e jogos no geral. A maioria das crianças ia para a escola acompanhada de um escravo da família.
Quando completavam três anos de idade, as crianças gregas ganhavam pequenos jarros ( como representação do fim de sua infância ).
Aos sete anos de idade, os meninos que possuiam dinheiro, ou seja, eram ricos, frequentavam a escola, quanto as meninas, eram educadas em casa por suas mães. Elas aprendiam instruções sobre os trabalhos domésticos e sobre tecelagem, raras eram as meninas que sabiam ler e escrever.
O material usado pelos alunos para escrever era uma tábua de madeira coberta com cera, e para poder escrever eles utilizavam uma espécie de vareta pontiaguda, hoje chamada de estilete.
Fonte: Texto de aula

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Casamento grego

As meninas casavam-se entre os 13 e os 16 anos. Para demostrar sua passagem para a vida adualta as meninas ofereciam seus brinquedos à deusa Àrtemis. Normalmente os pais que escolhiam os maridos, eles tinham em média 30 anos de idade.



Fonte: Texto de aula

A Guerra de Tróia

A Guerra de Tróia iniciou quando o príncipe Paris sequestrou Helena, a esposa do Rei Menelau de Esparta. Enviaram navios, com o exército grego para recuperá-la. A guerra durou dez anos. O final do conflito é marcado pela derrota invencivel cidade de Tróia, graças a um instrumento usado pelos gregos: um cavalo de madeira dado de "presente" aos troianos, conhecido como o "Cavalo de Tróia".
Felizes pela derrota dos gregos, os troianos arrastaram o cavalo para dentro dos muros da cidade. Naquela noite, os navios gregos voltaram, enquanto os troianos dormiam, os gregos que estavam no cavalo de madeira, abriram os portões e o exército grego entrou. Tróia foi destruida, a guerra acabou.




Fonte: Texto de aula

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Filhos e filhas

Nas fámilias gregas era comum o desejo de ter filhos homens, pois este filho cuidaria dos pais na velhice.Já o nascimento de uma menina significava uma futura ausencia em casa e um futuro dote a ser pago, possuir muitas filhas poderia significar a falência da família.
O pai da família poderia decidir se desejaria ou nao integrar a criança recém nacida a sua família.Os bebês indesejados eram abandonados para morrer ao ar livre, nada inpedia que uma familia adotasse a criança abandonada, mesmo com a intenção de escravizá-la.

Fonte: Texto de aula

A vida das mulheres gregas

As mulheres casadas ficavam em casa a maior parte do tempo. Diariamente dedicavan-se a tecelagem e a fiação. Cuidavam também dos afazeres domésticos e cozinhavam para suas famílias. Elas saiam de casa apenas com a permissão dos maridos. As ricas, poderiam sair em algumas ocasiões, desde que fossem acompanhadas por um escravo.
Em atenas, as mulheres pobres faziam compras sozinhas e as ricas estavam sempre acompanhadas por um escravo ou um conhecido. As mulheres de classe mais baixa tinham costume de sair diariamente: lavavam roupas, buscavam água, ou auxiliavam os maridos em tarefas cotidianas.



                                        




Fonte: Texto de aula

As Casas Gregas

A maioria das casas gregas eram pequenas com um jardim. A casa era feita de tijolos de barro e as janelas não possuiam vidro, havia apenas uma perciana de madeira que protegia a casa.
Eles não possuiam muitos moveis, as camas tinham tiras de couro que sustentavam o colchão recheado com lã, penas ou capim seco.
Sentavam-se em cadeiras de madeira, os ricos decoravam as paredes e os pisos das casas com azulejos coloridos ou com mosaicos.Os mais ricos possuiam muitos escravos, algumas familias chegavam a ter maisde 50.O trabalho cotidiano dos escravos era: na fazenda, nos campos, nas oficinas, no comércio e nos lares.


wpe7.jpg (12608 bytes)

Fonte: Texto de aula

terça-feira, 10 de abril de 2012

Localização da Grécia Antiga

A Grécia era localizada na Europa, nas ilhas do mar Egeu e nas colônias ao redor do mar Mediterrâneo. Encontrava-se gregos na Itália, Norte da África e na França.

Fonte: Texto de aula